Este é o momento dos Revenue Managers!

Home   /   Este é o momento dos Revenue Managers!

Este é o momento dos Revenue Managers!

Nenhuma grande visão estratégica garantirá a tão ansiada recuperação. A recuperação económica e financeira será incerta e irregular. Iremos provavelmente confirmar esta previsão sobretudo ao nível das áreas periféricas de Lisboa e Porto por concentrarem por um lado uma boa parte do potencial do mercado Corporate mas também de lazer. Por outro lado poderemos também equacionar prever uma retoma dos segmentos de lazer em destinos com maior área territorial mas com interesse turístico proporcional à sua grandeza, poderemos dar como exemplo o Alentejo ou o Douro.

 

Infelizmente, prevemos que iremos assistir ao crescimento de falências, desemprego, alguma instabilidade social e é uma óbvia quebra de consumo. Não querendo fazer deste artigo, uma análise económica e social do panorama nacional, mas sim um artigo de RM, retomo, portanto, a razão que me levou a escrever a minha opinião.

 

Os RM’s têm por hábito e por consequência das características da sua profissão, uma capacidade de adaptação permanente e célere, e este é o nosso momento, é tempo de sermos a alavanca das unidades hoteleiras que se encontram perante mais questões que respostas. Temos acesso à micro e macro informação, temos acesso à tecnologia e temos o conhecimento de causa (se não temos, a RM Academy pode ajudar). Podemos ver todo o consumo dos nossos serviços por segmento de mercado e até por canal de compra! Podemos prever, monitorizar e provocar o movimento em todos os nossos micromercados, quase em tempo real, o que é fantástico! Temos ferramentas (RMS, CM, BI, etc) com um grau de sofisticação tal, que sim, fazemos o que mencionei anteriormente.

 

Os nossos sistemas avançados de RM podem fornecer análises robustas de diferentes indicadores de diferentes fontes. Os nossos algoritmos de machine learning podem identificar e prever padrões de procura do cliente e identificar mudanças direcionais e pontos de inflexão em níveis de micromercado de forma transversal. Essas oportunidades críticas e momentâneas serão perdidas pelas visões comuns e habitualmente verticais usadas por outras pessoas na organização.

 

Além disso, temos a experiência de interpretar o que vemos. Temos a curiosidade de explorar o que não podemos ver. A história está do nosso lado. Temos os dados, ferramentas e mentalidades para superar o desafio económico do coronavírus.

 

Vender o produto certo para o cliente certo na hora certa ao custo certo nunca foi tão importante.

 

Esta é a nossa hora! Vamos mostrar do que somos feitos e vamos ajudar a nossa organização!